Capelania Cristã |
A Bíblia Sagrada, em muitas passagens dos seus 66 livros, nos concita a assistir ao necessitado, principalmente no Novo Testamento, quando Jesus deu essa incumbência àqueles que professam o Seu nome.
De igual forma, a Constituição da República Brasileira, no seu Artigo 5º, Inciso VII, garante ao necessitado o direito de ser assistido espiritualmente. Nesse mister, a tarefa é, por conseguinte, do Capelão. É ele que possui treinamento constante para a nobre tarefa de bem cumprir a Lei dos homens e a Lei de Deus, colaborando na formação e integração social do ser humano.
A Capelania é a atividade que oferece oportunidades de conhecimento, reflexão, desenvolvimento e aplicação de valores e princípios ético-cristãos e da revelação de Deus.
É nas adversidades que o ser humano precisa de ser consolado, confortado e orientado para superar as agruras da vida, quer num leito de hospital, numa creche, orfanato, presídio, asilo, ou quaisquer outros lugares, onde uma palavra de consolo, ou um ouvido atento faz a diferença, dando ao necessitado a força de superação eficiente para colocá-lo em consonância com o poder e a vontade de Deus. Conforto espiritual e esperança são encontrados quando o Capelão, ao levar a sua mensagem ao necessitado, explicita que é o Senhor Jesus quem nos conforta, liberta e nos salva.
Capelania é, antes de tudo, levar Jesus às pessoas, independentemente de bandeira religiosa. A palavra de Deus é, destarte, uma turbina que gera vida; e vida em abundância.
Somos, pois, Evangelistas e Capelães por excelência. Amém!! |
A Capelania é a atividade de cuidar do espírito humano, cuja responsabilidade é atribuída ao Ministro Cristão, nesse caso, denominado Capelão Evangélico. |
O nosso propósito é disponibilizar estudos sobre Capelania Cristã, em suas modalidades: Capelania Hospitalar, Capelania Prisional e Capelania de Assistência de Ação Social. Em breve: links para acesso aos estudos capelânicos. Rev. Jorge |
Arauto da Paz Evangelização e Capelania |